Clique nas imagens para ampliar
Queimador para caldeira aquece a caldeir e produz vapor em grande escala
O queimador para caldeira é essencial para a produção de vapor em grande escala, pois a sua chama aquece a caldeira que produz vapor que pode ser utilizado para esterilização de materiais e de roupas, cozimento de certos alimentos, calefação ambiental, fabricação e beneficiamento, geração de energia elétrica, geração de trabalho mecânico, aquecimento de linhas de reservatórios de óleo combustível, entre outros processos que necessitam desse tipo de energia térmica a vapor.
A caldeira está destinada a produzir vapor com pressão superior à da atmosfera, dessa forma tudo deve ser bem calculado e seguir todas as normas de segurança, pois é um equipamento de alto risco, mas que seguindo os processos rígidos de manutenção e operação de segurança nacionais e inclusive internacionais, pode diminuir esse risco.
Além do queimador para caldeira, outros elementos básicos compõem esse sistema como o painel de comando, a saída de gás, a câmara de combustão ou fornalha, onde se processa a queima do combustível, o manômetro, pressostatos, controle de nível, saída de vapor, tubulação de gases e o dreno.
Queimador para caldeira promove a queima adequada e eficiente
O queimador para caldeira promove a queima adequada e eficiente do combustível em suspensão, para a produção da chama que aquece a água em estado líquido para transformá-la em vapor. O queimador para caldeira da Combustherm utiliza o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ou o gás natural, propano ou butano, como combustível.
Nesse sistema, além do queimador para caldeira, também são necessárias as válvulas de segurança de alívio de pressão, que são dispositivos que protegem automaticamente os equipamentos de um eventual aumento de pressão e são itens obrigatórios de segurança.
Há também os indicadores de nível da água que indicam a quantidade de água dentro da tubulação e da evaporação. Já os injetores auxiliam as caldeiras em um possível momento de falta de energia elétrica. O sistema de controle de água e alimentação regula o abastecimento de água para manter o nível desejável dentro da caldeira, entre o mínimo e máximo.
O queimador para caldeira e todo esse aparato costumam fazer parte de sistemas automatizados que proporcionam maior rendimento e menor manutenção.
Há três tipos principais de caldeiras industriais: a flamotubular, em que os gases que atravessam a caldeira ficam no interior do tubo e a água fica no exterior, fornecendo calor para esses tubos. Já a caldeira aquatubular, é o contrário da anterior, pois a água circula no interior dos tubos e os gases circulam por fora. Por fim, a caldeira elétrica possui diversos modelos como caldeira de resistência, de eletrodo submerso e de jato de água.
Solicite o seu orçamento e tire suas dúvidas de queimador para caldeira e outros equipamentos com a Combustherm.